terça-feira, 1 de junho de 2010

NA DANÇA DAS CADEIRAS, MAIS UM SAIU...

Pois é...a segunda-feira, nos 45 minutos de segundo tempo, lá pelas 18hs, finzinho de expediente, foi a hora do Chefe de Gabinete da Prefeitura de Itaperuna saber que não mais faria parte do governo. Walter Anderson recebeu a notícia da própria boca do prefeito Claudão, que sempre educado e sereno, sabe como ninguém dispensar alguém. Aliás, Walter também já estava cansado da luta que travava todo dia na ante sala do prefeito, afinal encarar um posto de Chefe de Gabinete é fazer o papel de "diabo", onde todo mundo quer receber um "sim" e nesse papel tem que se saber dizer um "não". Muita gente não entende os fatores que se levam a um "não" e com isso a caveira do homem foi sendo desenhada dia a dia por aqueles que não aceitavam suas decisões. Walter é daqueles que não conseguem demonstrar muita simpatia. Não é de abrir a carranca pra qualquer um e isso o deixou num posto de antipático. Lógico que muitos o babavam, afinal era então o CHEFE, O DONO DA PORTA. Só não conseguiu administrar por muito tempo os conflitos, os jogos de interesse e os poréns que permeiam uma administração pública. Mas é um bom sujeito e entende do assunto. Só faltou o que chamamos de savoire affair. E Claudão, posso dizer isso pois conheço meu prefeito, é um homem que quando dá um cargo de confiança a alguém o entrega com chave e tudo, porém quer responsabilidade e compromisso com o mesmo. Num cenário imaginário, podemos dizer que ele dá corda, deixa você desenrolar o carretel e seguir em frente e vai observando até onde você vai. Se o sujeito vai bem ele vai soltando a corda, mas se atravanca pelo caminho ele vai segurando a corda, e se vê que o bendito não está seguindo bem a trilha ele puxa, mas puxa bem puxado e pede de volta seu carretel. Me admiro ao perceber que com seus 91 anos ele sabe administrar conflitos com paciência de Jó. Ele sabe olhar, perceber e ver onde não vemos, mas como sábio que é, ele tem a certeza que não adianta querer fazer tudo ao mesmo tempo, pois não sairá nada direito. Ele ensina isso pra gente, os mais novos. Infelizmente sofremos críticas da oposição ou de algumas pessoas que não buscam uma boa informação antes de tecer a crítica, mas sabemos que na política isso é natural. Basta ter a casca grossa pra aguentar. Hoje mesmo tive que ouvir, de longe, na academia um grupo de alunos meter o cacete no governo e um rapaz até dizer que o "baixinho" vai voltar. Ora, ora, direito dele, mas que o sujeito tem memória curta, isso tem. Quem tem um pingo de lembrança logo se vê as voltas com as nuvens cinzas que atordoavam essa cidade na era "baixinha" onde o risco de se ter a boca fechada era natural e que Itaperuna mais parecia um curral de coronel onde as armas da ignorância eram notadas dia e noite nas ruas e caminhos dessa pedra preta. Que nunca mais volte essa era.


Bem, logo logo teremos um novo Chefe de Gabinete. Por enquanto tudo está normal por lá com águas tranquilas a rolar na prefeitura. Claudão, como disse, sabe conduzir a nave. Assim como outros que sairam, Walter foi só mais um da equipe que teve que dar espaço para outro. É natural e salutar que mudanças sejam feitas. Afinal ninguém é eterno. E como diz a sabedoria política: "Nós não somos SECRETÁRIOS e sim ESTAMOS SECRETÁRIOS".
E contem conosco...

7 comentários:

Anônimo disse...

o próximo sera vc!!
E aguarde o o homem da pedra vai voltar!!!!

By Marcelo Nascimento disse...

Pois é meu amigo...eu disse: NÃO SOMOS SECRETÁRIOS E SIM ESTAMOS SECRETÁRIOS....um dia terei que dar espaço para outro...não entrei aqui pensando em fazer carreira política como algumas ariranhas que entram para essa política rasteira de Itaperuna para sugar e sugar da municipalidade. Temos exemplos vivos disso nesta terra, não é mesmo? Você pelo que parece faz parte dessa trupe, já que ao que se percebe não engoliu até hoje a derrota. Pelo bem da população busque outra forma de ganhar a vida...é mais justo e mais digno do que ficar colado nas costas da prefeitura e não buscando um horizonte de vida. E quanto ao homem da pedra, a época das cavernas acabou em Itaperuna...demorou até mais do que o normal, mas a evolução humana aqui já saiu dos neandertais políticos para os homens modernos. Século 21 meu amigo...acorda!!!

André Codeço disse...

ola marcelo, seu blog esta legal, bem arrumado, com novidades e informações.
Se este é um espaço como voce disse, para concordar, discordar ou só comentar, entã0 acho que posso deixar minhas palavras.
Nem todos da oposiçao sao "ariranhas politicas" derrubando outros e uns, ou todos(de modo quase impercepitível, até o momento do tombo...).
Existem aqueles que querem o bem dessa cidade.
Sou a favor da cultura por aqui, que aliás, hoje fica fadada a momentos e pessoas do séc XX - e li por aqui você acordando alguém: "Século 21 meu amigo...".
De mameira nenhuma devemos nos esquecer também daqueles que nos trouxeram até aqui. Mas nós temos que trilhar o camminho para que outros venham e assumam.
Nossa cidade é quase morta culturalmente, e o pior somos cheios de vida cultural.
Morta, porque por cultura se entende mega-festas liberadas para o público, um discurso vazio e até narcisista a contra o narcisismo, bandas de músicas erguidas sobre um sistema arcaico de educaçao e criaçao musical, morta pelas raras chances de novos artitstas e morta porque este processo se arrasta por anos e anos...
E vivos, porque ainda temos artistas que são valorizados fora daqui, temos violonistas e pianistas formados em faculdades como UFRJ e que ganham espaço fora daqui ( nao esses que se dizem saber de alguma coisa e de fato nada sabem, e nao esses ultrapassados pela ilusao de areditarem saber algo...), vivos porque temos compositores formados em faculdades como UNI-RIO e ganhando e participando de concursos de composiçao fora do Brasil. Vivos porque temos uma escola de música, que se sustenta por ela mesma, e nao em conchavos e acordos politico-financeiros bastante duvidosos, vivos porque essa escola foi ouvida pelo secretario de acao social dessa cidade e que empresteou instrumentos antigos e parados da prefeitura para que crianças carentes pudessem ter aulas (e aqui fica meu muito obrigado ao secretario, as crianças tambem agradecem).
Enfim, nao levanto bandeiras nem ideologias partidarias, mas também ver uma bandeira sendo levantada, se auto-denominando "enfim, o melhor. o que todos estavam esperando" é de no mínino me fazer parar por 20 min e escrever este comentario.
Ainda falta muito para este governo, muito para poder se proclamar o salvador da cidade de Itaperuna. De fato, nenhum governo será, mas com um pouco mais de vontade e verdade e com um pouco menos de demagogia pirotécnica este governo poderá atender ainda mais as necessidades dessa cidade.
Meus cumprimentos a todos e boa sorte a você e sua equipe. Que Deus de a voces sabedoria.
Abraços.

André Codeço disse...

Desculpem-me, mas houve um erro em minha digitaçao. Onde lê-se:
"um discurso vazio e até narcisista a contra o narcisismo", o correto é:
" um discurso vazio e até narcisista contra uma pseudo homofobia."
Obriago.

By Marcelo Nascimento disse...

Oi André...muito obrigado por sua opinião, válida e inteligente. Quando eu me refiro às "ariranhas da oposição" estou me referindo unica e exclusivamente a aqueles que se servem da municipalidade para fazer dela seu meio de vida. Ser oposição pensando realmente no bem da cidade e somente nesse bem é salutar e digno. Concordo contigo quando expõe suas opiniões sobre seu ponto de vista cultural. Porém há de convir que também existem outros pontos de vista. Cultura é muito extensa. Concordo também que estamos aquém do que Itapruna realmente merece, mas posso afirmar que estamos caminhando...pode não ser do jeito que vc deseja, mas está caminhando. Você por acaso já sabe que teremos aqui um grande Forum sobre Cultura feito pela secretaria municipal junto a Secretaria Estadual para mapear o Patrimônio Histórico de Itaperuna? Quando tivemos isso aqui? Você já soube que o presidente do IPHAN esteve recentemente em Itaperuna a convite da Secretaria de Cultura para discutir projetos? Me responda quando foi que recebemos uma autoridade cultural desse porte aqui?
Quando você diz que estamos errados ao realizar festas gigantes discordo completamente de sua opinião, porque não a colocamos no patamar de cultural e sim de turismo, secretaria a qual respondo. Há de discordar? Por acaso você já sabe que a festa o qual vc proclama de DEMAGOGIA PIROTÉCNICA mexeu completamente com o mercado hoteleiro, a rede de comércio, os taxistas, salões de beleza, artesãos e afins? Isso é promover turismo e gerar renda...o turismo tem por obrigação fazer isso.
Olhar a cultura pelo seu prisma é ótimo, mas achar que só isso é legal e ideal é egoismo e ignorar outras formas de manifestações.
Você, pelo que sei, é um homem vivido e inteligente. Então vamos voltar ao passado recente e ver o que foi feito pela cultura? Rapaz, o governo passado deixou nossa falida biblioteca debaixo dágua, mesmo sabendo da iminente enchente que nos pegaria de calças arriadas. Perdemos o pouco que tinhamos.
Só isso já é um crime.
Quando você fala em música, por acaso já sabe que conseguimos junto à Cidade do Samba e o Ministério do Trabalho um curso gratuito de percussão ministrado por feras do Rio de Janeiro? Ou você vai me dizer que só a música que você curte é cultura? Acho que não, né?
Procure se inteirar mais do que está acontecendo...cobre, mas cobre mesmo...você é um homem inteliente e de cultura...tem esse direito.
Pra finalizar, quero dizer que em nenhum momento nos identificamos como o GOVERNO SALVADOR DA PÁTRIA...seria muita pretensão nossa. Apenas estamos caminhando do jeito que achamos certo e escutando, analisando e juntando opiniões de gente boa como você.
Obrigado e escreva sempre...

Unknown disse...

Parabéns pelo blog realmente ficou muito bonito e pela sua coragem e luta junto ao governo.
Venho parabenizar pelo apoio dado a 4ªCulturita em 2009 e dizer que contamos com sua ajuda mais uma vez para a 5ª CULTURITA pois estamos nos organizando para o evento no mês de agosto.

Visite o nosso site : www.culturita.tk
www.vemsercrianca.com

Precisamos de pessoas que apreciam nosso trabalho e você é uma delas.
Um abraço.
Patrícia - Culturita.

By Marcelo Nascimento disse...

Oi Patrícia...obrigado pelo comentário...realmente admiro o trabalho de vocês frente a CULTURITA....é muito bacana perceber o sangue que vcs dão a promover a cultura de forma simples e acessível, sem elitismo e frufrus. Parabéns mesmo. O que eu puder fazer para ajudar, mesmo não sendo responsabilidade da minha pasta, irei fazer.

Postar um comentário