sexta-feira, 4 de junho de 2010

A CULTURA POR AQUI NOS DIAS DE HOJE...


Ontem recebi um comentário do André Codeço, homem de cultura erudita, que me escreveu tecendo algumas críticas pertinentes à cultura da cidade. Em tese posso concordar com ele levando em consideração que nossa cidade ainda caminha a passos muito curtos para uma evolução nessa área. Mas é bom percebermos também os avanços, mesmo que tímidos, que nossa terra vai conquistando. Primeiramente vamos nos concentrar em nossa SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER. Reparem bem o nome. A Cultura vem atrelada ao Esporte e Lazer. Quando eu critiquei a oposição por não ter valorizado a cultura da cidade, um dos fatores está aí. O Jair nos fez o grande desleixo de juntar numa só pasta duas áreas distintas e quem entende o mínimo de administração pública de interior sabe que duas coisas distintas numa secretaria não dá caldo. Assim como ele juntou num só balaio o DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO, pasta pela qual respondo. Sinceramente uma das áreas vai ser sacrificada, como foi no governo dele e está sendo no momento. Nosso Secretário de Cultural, Esporte e Lazer, o Eduardo Futuca, é um cara de esporte, foi a vida inteira jogador de futebol, inclusive atuando fora do país, portanto é óbvio que ele vai se empenhar mais da área a qual mais entende. No governo Jair o secretário era o Dilsão (???)....nestas pastas há as Diretorias que comandam, mesmo no segundo escalão, as outras atribuições, e neste caso a Cultura fica em segundo plano. Hoje temos a Liliane e a Beth Vitória tomando conta da Cultura no âmbito municipal. No governo pasado era a Rosângela de Souza, que com todo respeito ao passado dela, deixou a nossa já falida biblioteca afundar debaixo d´agua quando aquela enchente veio no fim do governo Jair e mesmo com tempo para salvar os livros e a história de Itaperuna eles preferiram deixar afogar o pouco da cultura da cidade, afinal nos próximos cinco dias que viriam eles não mais estariam no governo. Sem contar que era um prédio alugado. Hoje a biblioteca da cidade está situada num prédio próprio, longe de qualquer enchente.

Sei que ainda estamos há anos luz de termos uma cultura decente, mas avanços já temos. Nossa Beth Vitória e Liliane, leia-se SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER da PREFEITURA DE ITAPERUNA, estão empenhadas em promover um imenso Seminário de Promoção do Patrimônio Histórico da cidade onde serão mapeados tudo que vale a pena se perpetuar para o sempre em Itaperuna. Basta nossa Câmara Municipal liberar a verba. Isso é sensibilidade cultural. Esta atitude delas está sendo mega elogiada pelas maiores autoridades da cultura do estado. Dia desses a prefeitura convidou e recebeu pela primeira vez na história dessa cidade o presidente do IPHAN aqui para discutir projetos. Vamos levar em consideração também que os recursos são parcos e Itaperuna ainda necessita de muitas outras coisas urgentes e portanto há a necessidade ampla de saber dividir com sabedoria o pouco que temos. Mesmo divindo há aqueles que sempre criticam quando fazemos algo e sempre jogam na nossa cara: "Estão investindo nisso enquanto há tanta outras coisas a se fazer"...ora, ora, ora....É dose meus amigos.

Cultura deficiente não é problema só de Itaperuna...no interior, principalmente numa área renegada ao último plano como a nossa, não há mesmo grandes projetos culturais....isso é complicado até levando em consideração que grande parte da população valoriza mais o que tem fora do que o que temos dentro. Já repararam que tudo que é de fora tem mais valor que o que temos de bom em Itaperuna? O SESI, faz seu Circuito Cultural fenomenal com o apoio incondicional da nossa Secretaria de CULTURA, ESPORTE E LAZER, e mesmo assim alguns eventos lá não são valorizados. Outros bombam, mas só os de renome nacional. A nossa Secretaria de Turismo propos ao SESI levar o Palco do Trabalhador para a festa de maio e bombamos lá com shows impecáveis de graça. Injeção de CULTURA para o povo. Tudo bem que o André Codeço não concorde com aquilo, já que a preferência dele é pela música erudita. Ele chamou nossa festa de DEMAGOGIA PIROTÉCNICA. Discordo dele, afinal o que é bom para uns não é para outros. Cultura é uma palavra ampla e relativa.

O caminho ainda é longo e muita coisa ainda temos por fazer....o principal é começar a fazer o que os governos passados não fizeram por pura insensibilidade. Temos anos de ostracismo e portanto vamos arregaçar as mangas e trabalhar meus amigos.

Há...vou registrar também que nossa Secretaria de Turismo, mesmo não sendo a pasta responsável pela CULTURA, está com projeto pronto para construir ali ao lado da Caixa Econômica um CENTRO CULTURAL E TURISTICO onde boa parte de nossa memória será exposta ao público assim como montaremos um posto de atendimento ao turista, tudo num só local. Um projeto arrojado e moderno onde buscamos o apoio do Ministério do Turismo e conseguimos a verba para tal feito. É ou não é um presente para a CULTURA de Itaperuna?

Para finalizar, venho dizer que o Claudão agora quer desfazer o mal feito do governo passado e separar as secretarias e dar a cada uma as atribuições individuais que precisam para não mais ficarem atreladas a áreas que não tem nada com elas. Para isso precisamos ajustar o nosso financeiro e espero que em 2011 já estejamos de cara nova. Pois é, um homem de 91 anos com visão mais moderna do que alguns mais novos que passaram por aqui.

2 comentários:

André Codeço disse...

Boa tarde Marcelo, gostei da resposta. Dá pra notar que você é uma pessoa bem-informada e atuante politicamente em nossa cidade. Mas preciso deixar aqui dois comentários.

1 - Qualificar publicamente o trabalho da Beth e da Liliane! Elas são ótimas e pela primeira vez tive apoio do setor público em relação aos projetos de apresentações músicais que desenvolvi aqui para Itaperuna. E elas é que deveriam ser as "Secretárias de Cultura de Itaperuna". Desenvolveriam até projetos esportivos melhores, tamanha a competência delas. Palmas de pé, para Liliane e Beth Vitória!!

2 - Você errou completamente ao dizer que só gosto de música erudita... realmente foi muito infeliz sua colocação. Eu amo e propago a música brasileira sempre. Sou apaixonado pela cultura indígena, pelo choro, pelo Samba e pela bossa, e sou fanático pela musica erudita, pelo rock, pelo jazz... Enfim por tudo que é BOA MÚSICA. Assim como QUASE a totalidade desta população, você nunca pôde ouvir meu trabalho ou de outro talento por aqui, porque justamente não há espaço! E seu próprio comentário é a confirmação disto que estou falando. O palco do trabalhador foi sim, muito bom e como você disse injeção de cultura no povo. E parabéns por essa iniciativa.
É preciso bem pouco para agradar o povo, para levar cultura, no sentido amplo da palavra (daí o termo pirotécnica). E não confunda o conceito de cultura com a idéia de que qualquer atração que reúna pessoas se denomina cultura. Culturalizar é educar, é influenciar usando como matéria prima as raízes e essência daquele povo ou região. Para mim o palco do trabalhador demonstrou isso, e claro os grandes nomes como Zé Ramalho e Paralamas , etc.
Explicar o que eu quis dizer com Demagogia seria mais uma opinião muito pessoal sobre fatos e comportamentos, e aqui não é lugar para isso e nem me sinto a vontade para tal, é melhor respeitar e numa oportunidade conversar e expor nossas idéias.

Agora, não rotule minha arte, e nem pense em dizer que sou homem da música erudita, se nenhuma obra minha você ouviu. Se quiser dizer a qual música pertenço, pelo menos ouça minha música. Vai ver que eu pertenço à música, e só.

Parabéns também pela construção do Centro Cultural e Turístico, isso sim faz falta para Itaperuna.

Abraço, e sucesso nas realizações.

By Marcelo Nascimento disse...

Oi André...é bom discutir contigo...você sabe o que fala e opiniões contrárias pontuadas com inteligência são sempre bem vindas.
Me desculpe se generalizei ao afirmar que você só curte música erudita, mas infelizmente foi o que deixou transparecer no primeiro comentário...agora está desfeito o mal entendido. Concordo contigo também na questão dos elogios à Liliane e Beth Vitória, mas não vou esticar esse assunto pois entrar nessa seara pode me comprometer com amigos (rsrsrs).
Quanto a questão da DEMAGOGIA, entendi o que quis dizer e numa oportunidade conversaremos isso pessoalmente. Realmente aqui não é um lugar pra levantar tal polêmica e eu nem gosto disso.
Cara, você é bom, então entre mais no meio em que nos encontramos hoje. Coloque seu talento mais em voga dentro da questão política...cobre e avançe nos responsáveis pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer...além de entender do assunto, você é um cidadão bem intencionado. É disso que estamos precisando. Gosto de críticas verdadeiras e não das "ariranhas políticas" que só criticam e nada fizeram pela cidade quando tiveram a oportunidade nas mãos.
Estamos ai...

Postar um comentário